terça-feira, 3 de novembro de 2009

Daltonismo: Mistério ou Pandemia?


Eu vejo vermelho. Será que é vermelho mesmo? Ou é verde? Confundir as cores verde e vermelho é o sinal mais comum de um portador do daltonismo. Porém, há um mistério aí...
Suponhamos que você seja uma pessoa "comum". Você vê o vermelho, normalmente. Você enxerga a cor, e afirma ela corretamente.Mas, se um daltônico troca as cores, como você sabe que a cor que você está enxergando é a mesma cor que outra pessoa enxerga?
Imagine, você enxerga um objeto vermelho. Imagine que outra pessoa também enxergue o mesmo objeto que você, também afirmando que é vermelho.Os dois concordam que o objeto é vermelho, mas há um entretanto: você pode estar enxergando algo de cor amarela, e a outra pessoa, algo de cor verde. Como você pode afirmar que o amarelo é amarelo, e de que o verde é o verde, sendo que só você mesmo pode classificar a cor que você vê? Mistério ou Pandemia?
Entendeu? Se sim, reflita. Se não, dane-se.


Saiba mais sobre o daltonismo.

6 comentários:

mila andrade disse...

Realmente ,você tem razão!
Tenho dois amigos daltonicos , e estavamos conversando esses dias sobre isso! =D

Muito legal seu blog :*

Piolho disse...

Esse assunto vai longe! mas é muito interessante, pois alias cada um tem sua opinião, e as possibilidades podem ser infinitas!

Matheus Felix disse...

Já briguei muito com um daltonico nesssa questão... mais não sabia que ele tinha essa doença ...
depois pedi desculpas e ele me esplicou isso !!!!!

Pobre esponja disse...

Meu, eu juro por Deus que um dia fiquei debatendo isso com uma amigo meu, hahahaha. Mas fomos além do Daltonismo. Desde o Paladar até cheiros. Nada pode garantir que vemos, sentimos a mesma coisa. Juro que entendi!!

abç
Pobre Esponja

Caroline disse...

cê acredita que eu já conversei sobre isso numa roda de amigos? bem, acho que tbm já vi num filme... enfim, em todo caso, é algo perfeitamente discutivel!

Wagner Lopes disse...

Realmente é algo para se pensar hauhauhauh

Mas falando sério, cada cor tem uma vibração diferente, coisas da óptica.. os físicos expecialistas em óptica devem ter padronizado tudo certinho ;)

Postar um comentário

NADA DE TROLLAGEM!